sábado, 29 de maio de 2010

LINHAS DE COSTURA

Uma forma de se expressar. Demonstrar posição social, rebeldia, elegância. Essas são as palavras que, de alguma forma, podem definir a moda. Há cerca de algumas semanas, assisti ao filme “Coco, antes de Chanel” de Anne Fontaine. O filme, conta a história de Gabrielle Chanel, realmente uma mulher à frente de seu tempo. Ela revolucionou a alta costura e até hoje é um ícone para a mulher moderna. Vai dizer que você não morreria por uma roupa da Chanel? Tá certo, morreria pode ser exagero, mas mataria, não?!

Em fim, matadores ou mortos, todos nós somos consumistas por algo e a moda é um algo mais. Nós somos influenciados pela moda, impulsionados por ela. Seja da época de Coco, com chapéus e vestidos sob medida, ou por essa nova onda dos coloridos. Nossa, e bota cor nisso!

Não sei de onde surgiu, se foi pela televisão, influência dessas novas bandas, ou ambas. Mas sei que estão fazendo uma verdadeira salada de frutas no guarda roupa. Um arco-íres fluorescente! Eu gosto de cores, confesso que tenho um tênis amarelo ovo (que isso não saia daqui ein) mas claro há ocasiões e ocasiões, não vou usá-lo em uma entrevista com a prefeita, lógico!

Mas na verdade esses garotos, que estão ‘lançando’ essa nova tendência colorida, de nova não tem nada! Para mim, parece mais uma mistura de estilos dos anos 70 e 80, um woodstock mesclado com a geração coca-cola. Uma moda retrô com mensagens atuais, como o desenvolvimento sustentável. O negócio agora é reciclar!

Ok, eu sei que essa moda é para o público jovem, embora já tenha visto por aí, algumas pessoas retomando raízes da “liberdade de expressão” e vestindo a camisa (verde limão). Mas exceções à parte, a moda anos 80 também pode ser marcada
pelos vestidos ajustados na altura dos joelhos, saias lápis, as famosas ombreiras, tudo herdado de uma influência européia, podre de chique, ein!

Não estou querendo dizer que uma tendência é melhor que a outra, nesse carretel tem espaço para todos os gostos. A moda tem sua idade também, e sua influência sobre cada uma. No entanto, a moda não é mais criada, e sim recriada, faz-se um resgate de horrorosas calças boca de sino, de couro, cintura alta - que agora me parecem muito elegantes -, em fim, tudo ao seu tempo, mas esse tempo sempre volta! O que é moda hoje, amanhã já é brega, o que é brega amanhã, depois se torna última moda nas famosas passarelas de Milão.

É, temos que nos adaptar ao capitalismo, e seguir as linhas de costura que nos são apresentadas, afinal o que vestimos, queiramos ou não, dizem muito a nosso respeito.
Mas, tem sempre um velho ditado na gaveta, para contrariar, afinal as aparências podem enganar!



1 comentários:

4nerdes.com disse...

Ola colega.Poderia colocar o nosso blog também como colocaste os blogs dos outros grupos. o link
www.quatronerds.blogspot.com Quatro Nerds
Obrigada... bju

Postar um comentário