quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bebês aprendem enquanto dormem

Uma pesquisa da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (EUA), revelou recentemente que crianças recém-nascidas podem aprender sobre o mundo mesmo enquanto dormem. Segundo estudo, a capacidade dos bebês de absorver conceitos fica ativa durante o sono e pode ser potencializada no período.
O estudo considerou 26 crianças com até dois dias de vida, que tiveram seu sono monitorado por meio de eletrodos colocados na cabeça. Ao longo de meia-hora, cada uma delas foi submetida 200 vezes a uma série de experimentos, como ouvir uma música e ter um dos olhos soprados. Os resultados mostraram que, 15 minutos depois, algumas já nem esperavam o sopro nos olhos, mas cerravam as pálpebras só de ouvir o som.
Também foram registradas alterações em regiões do cérebro ligadas à audição, visão e tato, como o cerebelo, que é responsável por dar respostas externas ao corpo. De acordo com os autores da pesquisa, os recém-nascidos foram escolhidos porque passam a maior parte do tempo dormindo, sendo esta a melhor época da vida para submeter o cérebro a estudos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei. Minha irmã vai ter um filho e eu vou mostrar isso para ela. Aloka, aham...

Postar um comentário